terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CABELO E OSTENTAÇÃO

Por: Paulo Prates*


Um dia desses me perguntaram o que penso do corte de cabelo do jogador Neymar, que sempre aparece com uma novidade. Cada vez que isso acontece, o cabelo do Neymar vira notícia e chama atenção das pessoas.

O corte moicano virou tendência quando David Beckham, boleiro/metrossexual, adotou esse estilo. Desde então, o “moicanismo” virou mania entre homens que queriam se diferenciar no visual. Felizmente, as coisas evoluíram e hoje temos opções bacanas desse corte de crista, contribuindo para que os homens ousem mais. Isso é um ponto positivo.




Na nossa cultura atual, a turma que joga bola tem uma super exposição na mídia e com isso torna-se “referência” de estilo. Embora, muitas vezes, não agrade a todos, essas celebridades inovam no cabelo e atraem os holofotes para si. Trata-se da imagem de quem se permite ousar e inovar, tendo em vista que não lhes é exigida uma aparência formal, e que cai muito bem com o clima de futebol. Essa é uma das questões que é preciso abordar quando se fala em visagismo, conceito que busca externar pela aparência uma série de outros pontos da personalidade. E, claro, esses estilos ganham as ruas.

O corte de cabelo e o estilo de Neymar, assim como o de David Beckham, transmitem a imagem de sucesso, já que são destaque num universo extremamente competitivo como futebol. Eles atraem cada um a um público diferente e, dependendo do contexto, cumprem sua função.



Mas quando se trata de usar um estilo que se adapta a um contexto, é preciso ser criterioso. Afinal, como já falamos, nem tudo que fica bem para o Neymar fica bem para outras pessoas. Sempre é preciso avaliar sob o ponto de vista do visagismo. Outra dica, para quem quer ousar, seguir uma tendência e, ao mesmo tempo, ter um estilo próprio, é aproveitar elementos do visual de famosos como o Neymar.



*Paulo Prates é visagista, barbeiro e cabeleireiro especialista em cortes masculinos do THIPPOS Ale Karam

Nenhum comentário:

Postar um comentário