terça-feira, 6 de março de 2012

Cabelos lisos e sem formol

Por: Clau Carvalho*

Ter cabelos lisos, sem volume, com movimento e brilho radiante é o sonho de consumo de 9 entre 10 mulheres que tem cabelos ondulados, cacheados, crespos ou com volume indisciplinado e frizz. Na última década, vimos surgir um sem número de escovas que prometem alcançar esse objetivo. E muitas mulheres não medem esforços para alcançar o cabelo dos sonhos. Porém, na maioria das vezes, desconhecem qual o produto que seu cabeleireiro está utilizando. Acontece que este sonho pode virar um pesadelo se o cabeleireiro usar produtos a base de formol.

O assunto vem sendo falado há algum tempo e recentemente o programa “Fantástico” da rede Globo veiculou matéria alertando, mais uma vez, sobre os perigos do uso do formol em escovas progressivas.

A verdade é que encontramos muitos nomes no mercado para as escovas que prometem alisar e domar os fios: escova marroquina, escova inteligente, escova progressiva, escova de cristal, escova de chocolate, escova semi-progressiva, escova definitiva, escova japonesa, escova alemã, escova americana, defrisagem francesa, realinhamento dos fios, plástica capilar etc. Assim, fica muito difícil escolher o melhor método ou produto.

Eu sempre digo que, independente do nome dado, o que realmente importa é saber qual o princípio ativo do produto utilizado. Hoje, no mercado, independente do nome do serviço, encontramos os seguintes ativos:

- Tioglicolato de Amônia
- Hidróxido de Sódio, Cálcio ou Lítio
- Guanidina
- Formol
- Carbocisteínas

A razão de toda essa polêmica é que as escovas que utilizam formol, para alcançar o nível de alisamento desejado, utilizam uma concentração de formol muito acima do que a ANVISA permite. O resultado é a exposição de clientes e cabeleireiros a sérios riscos.

Olha só o que a ANVISA diz sobre o Formol:

Formol/ Formoldeído:

• O formol é uma solução de formaldeído, com uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2%) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5% )
• O uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode causar danos à saúde, não podendo ser usado em produtos cosméticos.

Riscos do Formol:

As reações do uso do formol podem ser:

Contato com a pele - Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.

Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.

Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.

Exposição crônica - A frequente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar.
O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.

Alertas:

• O formol está sendo utilizado em concentrações maiores que a permitida, com a função de alisante. Entretanto, este uso não é permitido pela Anvisa pois pode causar riscos à saúde.

• O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

• Não utilizar produtos que contenham formol com finalidade e concentrações diversas das permitidas. O formol em concentrações permitidas não tem função de alisante.

• Não utilizar produtos sem registro.

Para um leigo, é muito difícil identificar o melhor produto a ser usado ou saber se o produto que está sendo utilizado no seu cabelo contém ou não formol. A minha dica é: sempre pergunte para o seu profissional cabeleireiro qual a marca e o ativo que será utilizado e também que prepare o produto na sua frente, já que profissionais não éticos podem adicionar, de forma inescrupulosa, quantidades elevadas de formol para atingir um alisamento mais potente.

O formol deixa os fios endurecidos e sem maleabilidade. Ele forma um filme vítreo sobre o fio de cabelo, proporcionando um brilho imediato. Porém, com as lavadas, este filme é removido e o cabelo mostra-se mais sensibilizado que antes.

Quem já usou formol e busca alternativas deve inicialmente realizar tratamentos intensos e profundos de hidratação e ricos em proteínas.
Hoje no Thippos Hair realizamos dois tipos de serviço:

- Escova alemã
- Escova orgânica

Veja abaixo as principais diferenças:


*necessita realizar uma Mecha Teste antes de iniciar o processo. Separa-se uma mecha, de preferência do topo da cabeça, e aplicar o produto para assim analisar mais detalhadamente a reação do fio ao longo do tempo de exposição ao redutor.

**quando escovado

- Clau Carvalho é cabeleireira visagista e maquiadora, especialista em químicas. Possui diversos cursos na Europa e EUA, além de formação na academia Llongueras e Pivot Point. No mercado desde 1994, já atuou como Gerente de Educação para L´oréal, Matrix e Redken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário