segunda-feira, 19 de março de 2012

Fotografia - arte e lazer

Quando se pensa na rotina de um médico, a tensão pela responsabilidade de salvar vidas e plantões exaustivos logo vêm à mente. Mas é uma imagem que o médico anestesiologista Fernando Machado trata logo de desfazer (literalmente) nos momentos de folga, através da fotografia, que, para ele, é um hobby.

Autor de ensaios fotográficos que têm despertado atenção nas redes sociais, Fernando está concentrado num projeto: trabalhos baseados em filmes, com produção de hair e make up artist do THIPPOS Hair. A cada clique, o médico revela um talento incrível e é claro que ele é estimulado a tornar-se um fotógrafo profissional. Mas ele é categórico: nada de profissionalizar o que lhe rende prazer e diversão.


Cliente do THIPPOS há 10 anos, Fernando inaugurou a parceria com a produção do álbum Laranja Mecânica, tendo Leo Zamper como modelo. E a parceria continua em ritmo acelerado, surpreendendo e encantando... Por isso, o Fernando foi “convocado” para uma entrevista aqui para o blog. Confira!


Foto do Ensaio Fotográfico Laranja Mecânica

Como a fotografia entrou na sua vida e o que ela significa?

A minha história com a fotografia teve início de um modo totalmente inverso ao convencional. Eu participava de um grupo de corridas e lá havia dois fotógrafos, realizando a cobertura das provas. Lembro que eu ficava encantado com as imagens, com o modo como os fotógrafos captavam os sentimentos e emoções das pessoas durante as corridas.

Influenciado pelas fotos esportivas, procurei a Escola de Fotografia Projeto Contato em Porto Alegre. A partir de então passei por um processo de imersão no mundo da fotografia, realizando todos os cursos propostos (eventos, macrofotografia, nu fotográfico, fotografia de estúdio, entre outros).

Realizei um processo de alfabetização visual com os professores Lúcia Simon e Nede Losina, proprietários do Projeto Contato. A partir do momento em que terminei os cursos, comecei a fotografar os colegas e esse processo tornou-se um hobbie, pois meu ambiente de trabalho é bastante formal.

Mesmo tendo realizado os cursos de fotografia, eu ainda não havia conseguido definir uma linguagem. Nesse momento, fiquei sabendo de um curso de fotografia de Moda e Produção de Beleza e Moda e Produção de Styling no ESTUDIONAVE FOTOGRAFIA CRIATIVA, ministrado por Alex Ramirez (fotógrafo de moda) e Catia Kupssinsku (estilista e modelo).

Hoje esses professores são grandes amigos e companheiros de jornada. O curso foi excelente, pois me identifiquei com a linguagem da fotografia de moda. A fotografia de moda, possibilitou o desenvolvimento de minha criatividade enquanto fotógrafo, nuances que a ciência não traz por ser retilínea.

A fotografia hoje para mim é um hobby muito gratificante, pois observo o brilho no olhar das pessoas fotografadas. Costumo ouvir sempre a pergunta: “Por que você não se torna fotógrafo profissional?” Sempre respondo do mesmo modo. A fotografia para mim não é um trabalho. Sou médico anestesiologista há 17 anos e bem colocado profissionalmente. Não quero a profissionalização do meu hobby, pois isso seria a perda do encanto e da diversão. Enquanto hobby, fotografo as pesssoas que tenho vontade, que têm um significado especial para mim.

Como você planeja os ensaios? De que forma eles se materializam?

No atual projeto que estou desenvolvendo, os ensaios são baseados em filmes. Tenho fotografado minhas amigas e amigos, inspirado em filmes que de algum modo marcaram minha vida. A partir da definição da modelo, eu realizo a pesquisa e discuto o processo com a styling. Desse modo, dando continuidade ao processo, inicio a pesquisa da locação e começo a conversar com a modelo a respeito do filme escolhido. Posso dizer que gosto da fotografia fashionista, de imagens bonitas com sharpen e com linguagem publicitária.

Você tem alguma temática preferida? Por quê?

A minha estética são os filmes clássicos, já que cinema é uma linguagem universal que encanta e emociona multidões.

Qual a “técnica” ou, melhor “qual o olhar” necessário para recontar em fotos uma história? Como é a linguagem da foto, na sua opinião?

Não trabalho com foto documental, tentando recontar uma história. Sigo uma linguagem que tem como referência o fashionismo e que atualmente está baseada em filmes.

Como se dá a escolha dos modelos que você fotografa?

Essa é a parte boa da história! Escolho amigos primeiramente e, às vezes, os amigos ou filhos dos amigos. Sendo que nenhum tem experiência como modelos – aí está o desafio!

Os ensaios que você produz são expostos onde?

Participei de uma exposição do artista plástico Rauricio Barboza, fotografando os modelos dele juntamente com outros fotógrafos. As fotos foram expostas do Gremio Nautico União e foi muito bacana a experiência. Atualmente, tenho exposto minhas fotos em redes sociais compartilhando com as pessoas na web.

Como está sendo essa parceria de produção com o pessoal do THIPPOS Hair?

Eu corto o cabelo no THIPPOS há mais de 10 anos. Sempre admirei a seriedade e o atendimento qualificado oferecido pelo THIPPOS aos clientes. Fotografei o Leo Zamper, inspirado no filme Laranja Mecânica e então trabalhei com o Andre Guerrero como maquiador. Fiquei encantado com a seriedade, competência e profissionalismo dele. A partir desse momento, o Andre começou a fazer parte da equipe.


Fotos do Ensaio Fotográfico Laranja Mecânica

3 comentários:

  1. O Fernando é um profissional incrível, e suas fotos são belíssimas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nando! Tuas fotos são lindas!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nando, Parabéns pra ti e a toda tua equipe, sérios , de extrema competência e bom gosto em tudo que se propõe à fazer, faz muito bem feito e com amor!! Sucesso Sempre Nando Pois faz Por merecer!! Sou tua Fã!! Bea Schneider

    ResponderExcluir