quarta-feira, 30 de maio de 2012

Para pensar

Não é novidade nenhuma dizer que todo mundo gosta de se sentir gratificado. Mas uma informação trazida pela Internacional Stress Management Association (ISMA-BR) faz um alerta: mulheres que não se sentem gratificadas com a diversidade de papeis que assumem têm 40% mais de chance de ter algum problema de saúde.

Esse percentual foi revelado a partir de pesquisa realizada com mulheres ativas no mercado de trabalho que atuam em Porto Alegre e São Paulo, com idade entre 20 e 60 anos. Entre as pesquisadas, 97% têm mais de uma função.

As entrevistas foram divididas em dois grupos de 20 a 44 anos e de 45 a 60 anos. A causa principal do stress apontado pelo primeiro grupo é a crescente diversidade de papeis que a mulher tem assumido. Além de projetos pessoais, elas acumulam funções como profissional, esposa e mãe e, em alguns casos, nem sempre conseguem estabelecer prioridades entre suas obrigações. 
O resultado, segundo a presidente da ISMA-BR, Ana Maria Rossi, frusta e prejudica a saúde dessas pessoas. Já no segundo grupo, as causas identificadas são geralmente reflexo da “perda” de alguns destes mesmos papéis. Os filhos crescem, a mulher, como mãe, perde de certa forma sua função, e com frequência, vive um dilema de se sentir inútil.

“Um fato interessante é que 83% das mulheres dos 45 aos 60 anos se sentem gratificadas com a diversidade de papéis. O percentual é reduzido para 64% para as mulheres até os 44 anos”, destaca Ana Maria. Analisando o total do universo de entrevistadas, 25% se sentem estressadas conciliando os diferentes papeis que desempenham. O índice sobe para 37% quando a mulher só exerce uma função. A especialista alerta que uma explicação para interpretar os resultados da pesquisa é que a multiplicidade de papeis exercidos pela mulher aumenta a chance de ela se sentir valorizada e gratificada como pessoa. 
“Também dilui o impacto das frustrações do dia a dia porque ela não aposta todas suas fichas em um único papel que é quando os sintomas se tornam mais frequentes aumentando o uso de tranquilizantes, irritabilidade, cansaço constante”, destaca.

O assunto será debatido durante o 12º Congresso de Stress da ISMA-BR, 14º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público que acontecem de 19 a 21 de junho, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Tem mais informações no site: www.ismabrasil.com.br. 

Fonte: Divulgação Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário